Atrativos Culturais
ATRATIVO CULTURAL
Localizada no noroeste Goiano o município de Cavalcante possui um dos melhores acervos histórico-cultural da região e concentra a maior parte da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, cerca de 60%. O Parque é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Foi criado pelo Governo Federal por meio do Decreto no. 49.875 de 11.01.1961. Abrange uma área de 65 mil hectares que inclui os municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Cavalcante faz parte da Reserva da Biosfera Goyaz II e APA do Pouso Alto.
O Sítio Histórico dos Kalungas é uma das riquezas culturais do município de Cavalcante. É considerado o maior quilombo do Brasil em extensão territorial. Também nas imediações do município estão os índios ava-canoeiros, ainda não contatados pela FUNAI e, cerca de 100 sítios espeleológicos com datação superior a 10 mil anos.
Antes de demonstrar sua vocação para o ecoturismo, o município de Cavalcante era conhecido por abrigar um dos quilombos mais importantes do Brasil. Trata-se do povo Kalunga, presente em Goiás há cerca de 200 anos. Os Kalungas ocupam uma área territorial que engloba os municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.
Com mais de 20 comunidades nativas que preservam uma cultura remanescente dos quilombolas, o Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga é uma das maiores riquezas culturais do município de Cavalcante, e considerado o maior quilombo do Brasil em extensão territorial. São quatro os núcleos dos Kalungas: Vão de Almas, Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois e Contenda.
Quando for a Cavalcante não perca a oportunidade de conversar e procurar entender essa gente que faz parte da história do Brasil.